terça-feira, 17 de maio de 2011

[Relato] Economizando nas compras do mês

Algumas pessoas riem do nosso cardápio quinzenal e das nossas listas de controle das compras do mês, mas, de abril para cá, economizamos uns R$ 150 nas compras do supermercado. Como o milagre foi realizado? :)

1 - Elaboração do cardápio quinzenal. Como sabemos de antemão o que iremos comer, não há sobras nem excessos nos itens que compramos. Ou seja: não estragamos nem temos que recorrer a uma compra emergencial na mercearia da esquina (bem mais cara) por ter faltado alguma coisa.
2 - Lista de compras. Nunca é demais repetir: só compramos o necessário.
3 - Variedade. Todas as quinzenas, até agora, temos comprado em um supermercado diferente. Também temos variado em algumas marcas. Isso nos ajuda a testar as possibilidades. Encontramos um achocolatado, por exemplo, mais barato e bem mais gostoso que aquele famosão.
4 - Comparação de preços. Comparamos antes, com os encartes (e às vezes eu pego na internet mesmo, no site do estabelecimento), e depois, com os cupons fiscais. No computador, temos uma planilha que é preenchida a cada volta do mercado. Isso nos permite avaliar onde e o que vale a pena comprar.
5 - Promoções. Quarta-feira tem feira na rua ao lado da nossa. Esses são o dia e o local em que compramos frutas. Quinta-feira tem promoção de carne no mercado em frente ao meu trabalho (que também é pertinho de casa). Adivinharam: esses são o dia e o local para comprar carne. Moral da história: não fazemos as compras todas em um só lugar porque o estabelecimento que vende carne barata carrega no preço dos outros itens. E vice-versa.
6 - Receitas caseiras. Dá para economizar muito substituindo o industrializado pelo caseiro. Bolos, pizza, pães e alguns biscoitos eu tenho feito em casa. Encontrei umas receitas fáceis, rápidas e econômicas pela internet. Nunca me arrisquei (e confesso que nem irei) no preparo de sabão e outros produtos de higiene/limpeza, mas há umas dicas super econômicas aqui mesmo no blog.
7 - Outras variáveis. Mercado X tem itens mais baratos, mas fica mais longe de casa. Isso quer dizer que o gasto com táxi do Mercado Y vai ser menor. Para onde vamos? Mercado Y! Assim, a economia sai da casa dos centavos e passa a ser de reais.

Lembrando que não faz bem ao bolso fazer compras com fome e/ou acompanhado de crianças. Tanto a fome quanto as crianças fazem itens não programados saltarem para dentro do carrinho. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...