quarta-feira, 18 de maio de 2011

[Relato] Lavando roupas a mão

Atendendo aos pedidos da Enquente 1 e da minha consciência,
resolvi escrever, finalmente, um post sobre dicas de tarefas domésticas.

A máguina de lavar quebrou, você quer enconomizar na energia ou se rendeu ao inevitável de que algumas peças não vão para a máquina? Isso quer dizer que você precisa aprender a lavar roupas a mão, né? Nada de desespero. Eu, particularmente, adoro e, se não fosse pela minha rinite alérgica, não sofreria nadinha com a atividade. Sério: pode ser simples e indolor. Aprendi com minha tia Dorinha e agora compartilho. Bora nessa? ;)

1 - Organização da lavanderia. Aqui em casa, tudo tem seu lugar: os baldes, os prendedores de roupa, o sabão em pó, o sabão em barra (eu só uso de coco), o amaciante, a escovinha, a esponja e o xampu (explico já seu uso). Além de agilizar o processo (você não quer gastar mais tempo do que já irá, inevitavelmente, gastar, né?), ajuda a conservar os produtos. Guardo os prendedores em uma sacolinha de pano, o sabão em pó em um ponte plástico fechadinho (para não pegar umidade), junto do copo que uso exclusivamente como medidor, e os outros itens em uma caixinha.

2 - Produtos. Acho que vocês já perceberam que sou pura economia, mas, em se tratando de sabão em pó, confesso feliz: compro aquela marca mais cara mesmo #prontofalei. Compro também um mais baratinho, mas esse é para lavar os panos de limpeza e para a limpeza geral da casa. Roupa merece o melhor.

3 - Separação das roupas. Primeiro separo por cores. A roupa branca e a roupa preta são sagradas. NUNCA são lavadas junto das coloridas. :) E, para as coloridas, há ainda uma subdivisão. Lingerie para cá, peças finas e delicadas para lá, roupa de cama e banho aqui, jeans acolá... Verifico se há alguma peça mais suja ou manchada para colocar no "molho da vergonha" (à parte e por mais tempo, tadinha :P). Importante: peças que mancham são sempre lavadas separadamente. "Ué, e quais são as peças que mancham?". Bem, a jovem filhote de gafanhoto aqui sempre desconfia das cores fortes, como o rosa-choque, mas, para ter certeza, é melhor fazer o teste das cores (vídeo). Para resumir: separo por cores, tecidos, categorias (mas isso é frescura minha) e nível de sujeira.

4 - Preparando a água do molho. Dissolvo bem o sabão em pó, seguindo as orientações do fabricante (ou seja, 4/5 de um copo de 200 mL para cada litro de água). Nunca jogo o produto diretamente nas roupas. Danifica e pode manchar. Outra coisa: nada de colocar produto demais na água, pelamordedadá. São um posterior enxágue uó e um rombo no bolso desnecessários que você evita.

5 - Preparando as roupas para o molho. A primeira coisa que faço é dar uma geral nos bolsos para ver se há pedaços de papel, moedas e objetos não identificados esquecidos por ali. Desabotoo camisas, camisetas e calças (só os jeans que eu lavo com zíperes e botões fechados). Com a ajuda do sabão em barra, dou uma esfregadinha (bem basicona mesmo) nos pontos críticos (punhos, barras, colarinhos, área das axilas). Nos colarinhos das camisas sociais, ponho um pouquinho de xampu (o mais baratinho, que não usamos, ou o que sobrou do antigo) e deixo poucos minutos. Além de fazer a sujeira sair todinha, retarda o desgaste natural. Para tirar as manchas em geral, uso a dica deste post aqui.

Eu penduro assim também. :)
6 - O molho propriamente dito. As roupas brancas ficam no molho ao sol por um período que varia de 1 a 2 horas, depende da sujeira. Muita gente acha que, quanto mais tempo no molho, mais forte será a ação do detergente. Pelo contrário: depois de duas horas, os microorganismos que estão nas roupas começam a agir com sujeira da água. O resultado é oposto ao que você quer: mal cheiro na roupa até mesmo depois de seca. Continuando... as roupas coloridas mais sujas podem ficar de molho também pelo tempo de 1 a 2 horas. As coloridas menos sujas ficam por, no máximo, 15 minutos. As pretas não ficam de molho. Quando ficam, é por menos de 3 minutos (geralmente o tempo que uso para trocar uma água aqui ou levar um balde para acolá).

7 - O passo-a-passo. Só começo a me divertir depois de preparar, pelo menos, dois baldes com sabão em pó (ou três, se houver o "molho da vergonha"). Em um, vai a roupa branca e, no outro, a colorida pouco suja. Os quinze primeiros minutos uso para lavar as peças delicadas e íntimas, com sabão de coco, sem molho algum. Esfrego um pouquinho, estendo e volto para enxaguar as coloridas menos sujas. Tiro do balde e verifico se ainda há manchas (nunca há porque o detergente é o melhor). Antes de começar a enxaguar, ponho, na mesma água de onde tirei as últimas peças, roupas de outras categorias que estavam "esperando". Enxaguo as peças que acabei de tirar da água e ponho num balde que preparei só com amaciante. Ele serve para todas as roupas. Mergulho por um tempinho e tiro. Só isso. Vou estender as peças e volto para mais uma etapa de verificação de sujeiras + enxágue + amaciante + varal. Nisso, vou reaproveitando a água do molho até onde der (geralmente três vezes), deixando por último os jeans (lavados ao contrário) e as peças pretas (cuja água, se houvesse uma preparada especialmente para ela, nunca seria aproveitada). Essa é outra vantagem de o detergente ser bom: você pode reaproveitar a água e ele continua dando conta do recado. ;)

Crédito da imagem: www.muitoprendada.com
8 - Estendendo as roupas. Tecidos delicados, roupas de lã e algumas camisas sociais são estendidas diretamente no cabide, para não acabarem deformadas. Camisetas de malha são postas no varal de cabeça para baixo (ou de ponta a cabeça, como preferir), como na imagem lá em cima. Isso porque, se ficar a marca do prendedor, ninguém vai notar. No geral, a dica é: pendure pela parte mais firme e durinha da roupa. Jeans eu estendo pelo cós, com zíperes e botões abertos. Roupas brancas e de cores suaves secam ao sol e as escuras e pretas, à sombra.

9 - Dica final. Depois de tirar do varal e antes de dobrar e guardar as roupas, verifico se há alguma necessidade de conserto e, claro, costuro aqui, ponho botão ali, essas coisas.

Bem, então é isso. Divirtam-se! :D

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...