terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Horta doméstica com garrafa PET

Eu sei que essa história de ter um horta em casa aqui no blog é antiga. Mas agora estou animada de verdade. Só não saio de casa agora para comprar os itens necessários porque hoje é carnaval. :)

Isso tudo porque recebi meu exemplar de "Elementos Essenciais da Produção e do Armazenamento Doméstico" na semana passada. Comprei por R$ 2,50 na LDS Store. É perfeito e completo. Vem até com receitas, inclusive de substitutos para leite condensado e ovos, por exemplo.

Juntando "casal que mora em apartamento" + "várias garrafas PET guardadas, na esperança de se iniciar um armazenamento doméstico", o que temos? Lógico: a Marilinha aqui pesquisando na internet como fazer horta caseira utilizando as tais garrafinhas.

O material necessário é: tesoura, alicate, garrafas PET, isopor, manta Benji, terra preparada e hortaliças (mudas ou sementes).

Para o passo-a-passo, recomendo esse vídeo, do engenheiro agrônomo Juscelino Nobuo Shiraki:



Ainda não sei se faço assim, separadinho, ou como uma jardineira, ensinado aqui. Talvez eu fique com a última opção, já que quero fazer do lado de fora da janela da sala.
 
O que cultivar? Depende dos hábitos alimentares da família. Não sei se, para uma hortinha de temperos, o clima local conte tanto assim. Sei que é necessário colocar as hortaliças numa área em que a incidência solar direta seja de umas 6 horas diárias. Aqui em casa, no Rio de Janeiro, quero plantar alface, tomate ou tomatinho, cenoura, salsinha e cebolinha. E também (mais pra frente, noutro projeto), árvores frutíferas "compactas", como pés de limão, de pitanga, de acerola, de laranja, de araçá (com muitas fulôres!) ou goiaba e de morango.

Descobri que você pode comprar as mudas online e ainda o site ma-ra-vi-lho-so Urban Organic Gardener, em inglês, com PAPs e soluções geniais. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...