quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Meu primeiro "Eu que fiz"

Primeira coisa: sim, o blog foi injustamente abandonado por um longo tempo... Eu poderia me explicar, mas esse blá-blá-blá todo me chatearia caso eu fosse a leitora. Então vou poupá-las disso. :)

Segunda coisa: andei fazendo umas coisinhas para decorar o lar dos Denadary. O problema é que eu estava tão empolgada e tão cheia de ideias que acabei me atrapalhando. Depois de começar vários projetos distintos ao mesmo tempo e de experimentar a armaga sensação de trabalhar muito para não ter quase nada pronto, notei o óbvio: para sair tudo lindo, divino e maravilhoso, tenho que planejar antes e executar uma coisa de cada vez. Agora tenho uma espécie de sketch para cada cômodo da casa e estou trabalhando a conta-gotas. :)

Maaas, nem tudo é lamentação. Quero apresentar o único projeto que foi concluído no mesmo dia em que o iniciei. E, confesso, eu me orgulho muito dele. ;)

A inspiração veio daqui, do blog americano All Things Thrifty, da Brooke, de quem vocês já devem ter ouvido falar por causa deste post, já indicado por um desses sites/blogs brasileiros de decoração (não lembro qual).


Eu pi-rei quando vi os quadros. Vocês entendem isso? P-I-R-E-I! :) Queria fazer igualzinho, mas, por conta das minhas atuais limitações técnico-artísticas (com ou sem hífen? hehehe), resolvi pintar em vez de recortar a madeira, como é o projeto original. O resultado, como falei antes, me agradou muito. Para quem pirou como eu, cá está uma espécie de passo-a-passo.

1º passo - escolher a padronagem
Pesquisei por "elegant pattern" no Google Images e cheguei a essa belezura digna de realeza:


2º passo - fazer a projeção em um programa de editoração de imagens
Eu havia comprado três telas para pintura (50X40) na Caçula da Rua Buenos Aires (que é, definitivamente, minha rua preferida do Saara, aqui no Rio de Janeiro). Paguei 11 reais e uns centavos em cada. As tintas e os pinceis também havia comprado lá, mas antes, então não lembro os preços. Usando o Gimp, que é gratuito, manipulei a imagem escolhida até cheguar ao seguinte resultado:
.

3º passo - imprimir o molde para criar o stêncil
Como não tenho impressora, tive que criar uma nova gambiarra adaptação ao projeto. Para o maridíssimo não rir da minha face, aproveitei enquanto ele estava distraído na sala, jogando Mario com o irmão, para fazer o que confesso agora: ampliei a imagem no Gimp e copiei direto da tela do pc, em umas folhas fininhas devidamente coladas com durex para ficar com o tamanho da tela da pintura. Eu poderia explicar melhor, mas descobri ontem que não sou a única louca criativa da blogosfera. A Margaret teve a mesma ideia e explicou aqui.

4º passo - passar a padronagem para as telas
Claro que eu não criei um molde para cada tela. Fiz só da primeira figura, que equivale à primeira e à metade da segunda tela, e depois virei de ponta-cabeça. O padrão se repete, só que ao contrário. Vejam:


Comparando ao resultado final, dá para notar que a proporção não ficou exatamente a mesma... Por mim, tudo bem. Só estou incomodada por ter me esquecido de pintar uma partezinha branca ó:


Vocês acham que eu devo ajeitar ou não ofende ninguém? :P

5º passo - pintar
Primeiro, pintei o fundo todo de branco. Depois, demarquei os limites das partes pretas com um marcador de quadro. Pois é, mais uma gambiarra manifestação de criatividade! Hehehe... Agora sério: ajudou litros a evitar borradeira. Mas o que vocês queriam? Não sou nenhuma pintora nem nada parecido. :)

6º passo - pendurar e curtir
Demorei muito para decidir onde ficariam. A princípio, seria no nosso quarto, acima da cama, fazendo ares de cabeceira, mas, de coruja que sou com minhas crias, resolvi colocar no corredor que leva aos quartos, para chamar a atenção logo quando se entra no apartamento. :) Ainda estou indecisa se pinto a parede atrás de cinza ou de amarelo. Qual vocês preferem?



Quanto me custou tudo? Não mais que R$ 40, acreditem. É como diz a Brooke: decorar pode ser barato. :)

No forno
  • Um móvel que estou "fazendo" para a área de serviço
  • A reforma de um móvel do quarto da Brenda (minha cunhada de 8 anos) e provavelmente uma decoração nova para o banheiro dela
  • Meu ateliê
  • A reforma de um criado mudo
  • Decoração de natal
  • Área de serviço novinha em folha
(Não falei que era muita coisa? Isso aí nem é tudo! :P)

Este post faz parte do mosaico do blog Casa, Corpo e Cia:

5 comentários:

  1. Olá miguxa!!!!! Ficou bom!!! Se colocar um pedacinho de papel contact não resolveria????


    b-jokas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Geh : )
    Resolvi deixar assim mesmo. Obrigada pela sugestão. Beijinhos meus.

    ResponderExcluir
  3. Olá querida, adorei a dica...
    Espero sua visita pois estou com um sorteio...
    http://belapinturas.blogspot.com/2011/10/sorteio-para-minhas-seguidoras.html
    Beijos e luz

    ResponderExcluir
  4. Olá Marília tudo bem ?
    Adorei o seu bloog *--*
    Depoois você me passa seu e mail pra gente conversar, claro se você quiser. :D
    Beijinhos se cuida

    Caroline ~

    ResponderExcluir
  5. Como diz uma grande artesã....NAO É DEFEITO É EFEITO. Ficou show, parabens.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...