quarta-feira, 27 de julho de 2011

Você segue o cardápio quinzenal à risca?

Minha amiga Simone, da Cozinha Eventual, me fez uma pergunta nos comentários e eu comecei a responder lá, mas, como eu estava escrevendo muito e pensei que isso poderia ser de interesse para mais visitantes do blog, resolvi publicar como postagem.

Simone disse...

Má, vc segue à risca os cardápios ou rolam mudanças? Pergunto porque tem dias que estou sem inspiração e, nesse caso, seria bom ter um cardápio mas, por outro lado, gosto muito de procurar receitas ou, de repente, vejo alguma que me dá vontade de fazer e acho que não conseguiria ficar "presa" a um cardápio. Apesar que mesmo que eu faça um cardápio nada me obrigaria a segui-lo fielmente, né!? Por favor, me fale de sua experiência. bjs

Não, Si, não sigo à risca não. :)

Planejo um cardápio quinzenal por três motivos, basicamente. Primeiro, o menu me guia na elaboração da lista de compras no supermercado, garantindo que eu compre tudo o que é necessário para as receitas que eu planejo fazer. Segundo, ele me salva nos dias em que não estou inspirada (e isso acontece com muita frequência, devido a minha pouca experiência). Terceiro, ele me ajuda a me manter organizada e a não me esquecer de, por exemplo, descongelar a carne para o dia seguinte.

Mas, claro, como todo planejamento, tudo pode acontecer no meio do caminho. Digamos que era pra eu fazer comida X no dia Y, mas a danada é demorada e apareceu um comprossimo (geralmente imprevisto, porque eu sempre planejo os pratos mais rápidos para quando eu sei que terei pouco tempo). Sem me sentir culpada, troco o planejamento por um prato mais rápido. Simples assim. Outra coisa que acontece bastante - porque Alan e eu comemos como passarinhos - é sobrar comida. Lógico que fica para o dia seguinte. Nesse caso, tenho duas opções para o terceiro dia: ou cozinho o que deveria ter sido para o segundo dia ou sigo o cardápio como se não houvesse ocorrido alteração alguma.

É bom deixar claro que eu planejo para o começo da quinzena as receitas com os perecíveis mais perecíveis, digamos. Acredite: eu vou esquecer aquele pimentão estragando na gaveta da geladeira se eu não for "obrigada" a usá-lo logo na segunda ou na terça.

Quanto a receitas que quero testar... eu tenho uma pasta no meu navegador intitulada "Comidinhas". É lá que vou colocando os links de delicinhas à vista. Serve de inspiração quando vou elaborar um cardápio novo. Pizza todo sábado, vá lá, mas ninguém merece estrogonofe toda quarta-feira, né? :)

Então é isso, Si e todo mundo, essa é minha experiência com cardápios familiares. Espero ter ajudado.

Beijos meus. :)

2 comentários:

  1. hum, ótimo! Entendi perfeitamente. Apesar de ter experiência na cozinha, estou pensando em fazer cardápios tb. Quando morava sozinha eu fazia muito congelamento porque tenho um freezer grande, separado da geladeira, que me era SUPER útil. O congelamento me ajudava muito no sentido de evitar desperdício de comida e de tempo porque congelava pequenas porções. Beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  2. Má, acabei de fazer um cardápio até o dia 23/08. Quando acabar, te conto se fui bem sucedida. bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...