quarta-feira, 16 de março de 2011

Cozinhando para dois

Em um futuro beeeeem próximo, minha família será composta apenas do meu marido e de mim. Como nós dois passamos muito tempo fora e não temos grandes afinidades com a cozinha, precisamos ser práticos. Decidimos então criar e seguir um cardápio mensal das refeições. Clique aqui para fazer o download do planejamento que usaremos. Prático e fácil para quem quer cozinhar menos, ter variedade e, de quebra, ainda saber o que vai servir nas refeições pelo resto da vida! :)

Adaptado da Marie Calder Ricks, que me influenciou a criar o blog.

UPDATE

Os princípios relacionados a esse planejamento são:

1) Nunca cozinhe uma refeição sem cozinhar duas refeições. No dia das "sobras", você fica relativamente livre de ter que cozinhar e, ainda assim, terá uma refeição nutritiva.

2) Tenham um planejamento escrito e à mostra para que o primeiro dos dois a chegar em casa saiba o que vai ser para o jantar e faça os preparativos iniciais (arrumar a mesa, lavar frutas e vegetais, etc).

3) A primeira semana é a mais difícil porque o modelo é novo. As rotinas não são familiares e não há sobras. No entanto, é assim como a maioria das novas mudanças na nossa vida acontecem. É somente com a prática que se torna mais fácil e mais confortável.

4) O planejamento não é para fazer a vida desinteressante. É para ajudar e livrar o(s) cozinheiro(s) de ter que ficar decidindo a cada dia. Quando há mais tempo e interesse, livros de receita podem ser usados, novos ingredientes experimentados e uma experiência culinária incomum antecipada. Para a maioria, contudo, o simples fato de ter uma boa refeição na mesa vai satisfazer as necessidades diárias de uma família pequena.

7 comentários:

  1. cheguei! nunca vi alguém ter tanto blog como nós...rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. ah, nem eu! :)
    beijos e bem vinda (como sempre e em todos os blogs). ;)

    ResponderExcluir
  3. É bom mesmo fazer um "menu planner"...Eu não cozinho para 2, mas sempre planejo as refeições mensais. É bom para saber o que comprar no mercado, pra variar o cardápio e garantir refeições balanceadas.

    ResponderExcluir
  4. mara rúbia, você por aqui? não quer entrar para tomar uma xícara de chá? :)

    pois é, o menu planner funciona para qualquer tamanho de família. eu ainda vou disponibilizar um formulário aqui no blog. se quiser compartilhar o seu... :)

    ah, acho que vou precisar de ajuda com armazenamento. sei quase nada. shame on me. minhas tias e minha avó são mestres!

    beijinho.

    ResponderExcluir
  5. amei a planilha.
    vou usar com certeza =]

    beijoooo

    ResponderExcluir
  6. Má, eu tenho um grupo de discussões sobre armazenamento no yahoo. Chama "armazenamento sud". Se quiser entrar envie a solicitação ou me avise que te mando o convite. bjs

    ResponderExcluir
  7. Lógico que eu quero, Si. Lógico, lógico, lógico! :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...